Unit

Sindicato das Empregadas Domésticas de Mossoró registra demissões após aprovação da PEC 478/10

Atuam hoje em Mossoró e região cerca de 30 mil empregadas domésticasAtuam hoje em Mossoró e região cerca de 30 mil empregadas domésticasO Senado Federal aprovou em março a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta os direitos das empregadas que atuam nas residências, mais conhecida como PEC das Domésticas. Em decorrência da medida, o Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte começa a registrar algumas demissões no setor, porém o número é bastante reduzido. Mossoró conta aproximadamente com 30 mil profissionais atuando de forma efetiva.
Presidenta do sindicato, Ana Maria Costa informou que em Mossoró o número de demissões ainda é reduzido.
"Não temos ainda o número exato de pessoas que ficaram desempregadas. As demissões que aconteceram já eram esperadas, pois tratam-se de empregadores que já não queriam contratar esses profissionais de forma efetiva. Ele acham que estão se livrando de um problema, porém não é isso que vai acontecer, pois eles vão ter que pagar o que é devido a essas trabalhadoras. Aquelas pessoas que já pagavam tudo que é devido às empregadas não sentiram os efeitos da PEC", relata Ana Maria.
Ela ainda destaca que o número de diaristas tem crescido na região. "Muitas empregadas estão mudando de área e estão atuando como diaristas, uma vez que a rentabilidade é maior, ganha-se mais. Além disso, o mercado para esse setor tende-se a ampliar após a aprovação da PEC, pois algumas pessoas preferem não arcar com as despesas referentes a uma empregada doméstica", explicou a presidenta do sindicato.
Os empregadores do município ou empregadas domésticas que tiverem dúvidas a respeito da nova medida podem se dirigir ao sindicato, de segunda a sexta-feira, a rua Juvenal Lamartine, nº 214.
A PEC, apesar de ser mais conhecida em relação às empregadas domésticas, afeta qualquer trabalhador com mais de 18 anos de idade contratado para trabalhar para uma pessoa física ou família em um ambiente residencial e familiar. Entre eles, estão profissionais responsáveis pela limpeza da residência, lavadeiras, passadeiras, babás, cozinheiras, jardineiros, caseiros de residências na zona urbana e rural, motoristas particulares e até pilotos de aviões particulares

Para comentar diretamente no site do jornal é preciso estar Registrado.

Você está aqui: HomeCotidiano Sindicato das Empregadas Domésticas de Mossoró registra demissões após aprovação da PEC 478/10