Unit

Justiça abre edital para credenciamento de peritos e intérpretes

O Núcleo de Perícias do Poder Judiciário está credenciando profissionais que desejem atuar como peritos em processos judicais nas áreas contábil, engenharia, fonoaudiologia, médica, psicologia, serviço social, além de tradutores e intérpretes. Os profissionais credenciados irão atender as partes dos processos beneficiadas pela Justiça Gratuita.

De acordo com o juiz Mádson Ottoni, diretor do foro da Comarca de Natal, inúmeros processos judiciais agraciados com o benefício da Justiça Gratuita ficam parados aguardando a designação de perícia para que a partir do laudo pericial o magistrado possa fundamentar sua decisão, daí a importância do Núcleo para a celeridade da prestação jurisdicional.

Para o coordenador do Núcleo, Zenóbio da Costa, a demanda é crescente e a necessidade de aumentar o número de peritos, tradutores e intérpretes ligados ao órgão é real. Atualmente o Núcleo possui apenas 57 peritos credenciados nas respectivas áreas.

Os honorários dos peritos e intérpretes foram fixados pela Portaria nº 1.497/2012 do TJRN e prevê, no caso dos peritos, que o valor a ser pago pode variar de R$ 113,89 a R$ 1.195,83. Já o valor pago por tradução de textos ou de interpretação em audiências vai depender da quantidade de laudas ou horas de audiência, respectivamente.

Inscrições

O edital, o modelo de requerimento e a lista dos documentos necessários para o cadastro estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça através do link: Judicial - Foro da Comarca de Natal - Direção do Foro - Núcleo de Perícias.

Para efetuar o credenciamento, basta levar a documentação até o Núcleo de Perícias, localizado à Rua Dr. Lauro Pinto, nº 371, Lagoa Nova, ao lado do Fórum Des. Miguel Seabra Fagundes, no horário das 8h às 12h. Maiores informações no telefone: (84) 3234-7429.

Fonte: TJRN

Para comentar diretamente no site do jornal é preciso estar Registrado.

Você está aqui: HomeRegional Justiça abre edital para credenciamento de peritos e intérpretes